segunda-feira, 16 de abril de 2012

COMO ANDA SEU CONSUMO DE SÓDIO?

Olá

Continuando nossa conversa sobre Hipertensão, postei essa imagem acima para que possam visualizar com atenção e carinho, pensando sempre no que podemos mudar para melhorar nossa qualidade de vida, nossa saúde. Acima está descrito qual a quantidade de sódio presente nos alimentos, dissemos que é a quantidade intrínseca, pois é o sódio que está presente naturalmente no interior dos alimentos, sem qualquer adição que se possa fazer, agora imagine isso somado ao sal adicionado nas preparações, quando estamos coccionando (cozinhando) ou aquele sal de "mesa" que fica no saleiro e muitos têm o hábito de usar...Deu pra imaginar a quantidade de sódio que você ingere? Imagine isso em uma refeição, o almoço por exemplo...Agora imagine em uma semana, um mês, um ano...Nos dias em que se abusa consumindo lanches, frituras, comidas "pesadas" (feijoada, dobradinha, virado à paulista...).
A hipertensão pode com certeza vir a fazer parte da sua vida, na maioria das vezes silenciosamente, sem nenhum sintoma, dizemos assintomática, esse é um grande perigo, pois a pessoa nem faz idéia do que pode vir acontecer de uma hora pra outra, são aqueles casos em que ouvimos alguém dizer: Nossa mas foi de repente, nunca senti nada! ou Não estava sentindo nada e tive um AVC (derrame) ou até mesmo um infarto que pode ser fulminante...
Vocês acham que estou exagerando, colocando medo? Exagerando não, nenhum pouco, mas colocar medo, ah isso sim eu gostaria, porque muitas pessoas só funcionam assim, ou então aquela famosa frase: Se não é pelo amor é pela dor. Por favor não esperem a dor chegar, amam-se, cuidem-se; Essa é só uma dica, diminuir o consumo de sal, diminuindo assim o edema (inchaço) que muitos apresentam e nem sabe porque, aumentar a ingestão hídrica, 2 litros/dia (água), ou conforme indicação individual para cada caso.
Hoje vou ficando por aqui, nossa próxima postagem será sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Podem mandar seus comentários!
Abraço e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, gostaria de receber seu comentário!