sábado, 26 de março de 2011

Benefícios da semente de linhaça

A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, além de seus nutrientes básicos como: carboidrato, proteína, lipídeos e fibras, contém ácido graxos poliinsaturados (ômega 3 e ômega 6), que lhe confere a propriedade de alimento funcional.
Estão sendo desenvolvidos estudos e pesquisas para comprovar que com o seu consumo regular ela trás vários benefícios como:
  • Aumentar a defesa do organismo;
  • Reduzir o ritmo do envelhecimento celular;
  • Ajuda a baixar os níveis de colesterol;
  • Auxilia no combate à acne;
  • Auxilia no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
  • Auxilia na diminuição do risco de arterosclerose;
  • Regulariza a função intestinal;
  • Auxilia no controle da glicemia;
A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos que teriam propriedades anti cancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Contém ainda vitaminas C, E,
B1, B2 e caroteno; minerais como ferro, zinco, potássio, cálcio e magnésio.
Para absorver melhor as suas propriedades é recomendado que seja consumida moída ou triturada, pois a semente inteira possui uma casca dura e difícil de ser digerida.
As sementes podem ser utilizadas em saladas, iogurtes, sucos, misturada à cereais, massa de pães, bolos etc. Outra forma para se obter seus benefícios é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, o produto pode ser adquirido engarrafado (pode ser usado em pratos frios e saladas) ou em cápsulas gelatinosas, utilizado como suplemento de ômega 3.

Composição nutricional de 15 g da semente:
Valor calórico: 43kcal
Carboidrato: 1g
Proteína: 2g
Gorduras totais: 3g
Gorduras saturadas: 0g
Gorduras trans: 0g
Fibras: 3g
Ômega 3: 58%
Ômega 6: 16%
Sódio: 7,8mg

quinta-feira, 10 de março de 2011

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (CRIANÇA)

1. Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.

2. Inclua diariamente alimen­tos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandio­ca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas re­feições e lanches do seu filho ao longo do dia.

3. Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas po­dem ser distribuídas nas refeições, so­bremesas e lanches.

4. Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.

5. Ofereça diariamente leite e de­rivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.

6. Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira ali­mentos assados, grelhados ou cozi­dos.

7. Evite oferecer refrigerantes e su­cos industrializados, balas, bom­bons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.

8. Diminua a quantidade de sal na comida.

9. Estimule a criança a beber bas­tante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.

10. Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.

sábado, 5 de março de 2011

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 Olá pessoal, segue as dicas de saúde para adultos que foi a mais votada em nossa enquete!

1. Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2. Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias (sob orientação do profissional da área) e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.