Alimentar é dar ao organismo os nutrientes necessários a sua manutenção.
Os nutrientes são encontrados nos alimentos, que podem ser de origem vegetal ou animal. Os alimentos são partidos em pequenas porções pelos processos de digestão e absorção, que começa na boca, através da mastigação, e termina nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos, para serem usados nas células, tecidos, músculos, órgãos, enfim por todo o organismo.
Nenhum alimento conterá todos os nutrientes necessários a manutenção da vida, o ideal então é equilibrar a alimentação. A pirâmide alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes.
A base larga indica os alimentos que devem ser mais consumidos, a medida que vai encurtando, vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos, chegando até a ponta da pirâmide que indica alimentos que devem ser ingeridos em poucas quantidades. É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida.
Grupo 1: Cereais, pães, raízes e tubérculos.
Alimentos energéticos, ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento de energia que precisamos.
Grupo 2: Hortaliças (verduras e legumes).
Alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
Grupo 3: Frutas (suco de fruta natural).
Que também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
Grupo 4: leite e derivados (iogurtes e queijos).
Alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possui açúcar e gorduras.
Grupo 5: Carnes e ovos.
Alimentos construtores, que são ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco.
Grupo 6: Leguminosas: feijão, soja, ervilha, etc.
Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias.
Grupo 7: Óleos e gorduras.
No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol, que são importantes, pois transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidos em pequenas quantidades.
Grupo 8: Açúcares e Doces.
São alimentos energéticos que possuem muita caloria e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação.
Alimentos como açúcar, gorduras e o sal podem ser encontrados em vários grupos, por já estarem presentes naturalmente nos alimentos.
A ingestão particular desses alimentos, como por exemplo, o sal de cozinha e o açúcar devem ser alvos de atenção. Uma vez que o seu excesso pode acarretar vários problemas de saúde. O mesmo vale para as gorduras, principalmente a gordura animal, que é rica em colesterol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, gostaria de receber seu comentário!