Todos sabem que uma alimentação saudável reflete em nossa qualidade de vida. No entanto, outros fatores como o tempo interfere significativamente na nossa alimentação: o trabalho, o trânsito, os estudos, os compromissos... Com isso nos esquecemos da "hora sagrada da refeição", não damos o valor necessário para esse momento, pois procuramos o mais rápido, prático, muitas vezes recorrendo aos fast foods, congelados, lanches feitos em pé, na rua ou mesmo dentro do carro, quando não nos alimentamos, ou melhor "comemos" em frente ao computador, televisão ou falando ao telefone e nem observamos ou saboreamos o alimento, deixando em nós muitas vezes a sensação de que falta alguma coisa... Quem já não sentiu saudade de uma comidinha caseira? Aquela preparada com calma, com ingredientes selecionados?
Tentamos até suprir essa vontade comprando refeições prontas ou até mesmo escolhendo um restaurante, nem que seja um que sirva por quilo, muitas vezes nossa última opção num dia de trabalho.
Bom, se você se enquadra em algum desses requisitos, você está entre aquelas pessoas que sentem a diferença, porque muita gente nem se lembra mais disso, tamanha a necessidade de cumprir seus horários, tarefas e compromissos. Quando queremos melhorar e mudar, encontramos um tempo, pois isso depende de nós, depende de nossa organização, deveríamos planejar com antecedência o nosso dia e reservar algumas paradas durante o dia para nos alimentar, alternativas para isso todos possuem, o problema é conseguir se relacionar bem com o tempo, para alcançar o equilíbrio necessário. Muitas pessoas esquecem que a alimentação faz parte do cuidado que temos conosco.
Não posso generalizar, tem pessoas que conseguem reservar ao menos 15 a 30 minutos para fazer uma refeição, se alimentar com um pouco mais de calma, outras conseguem até mais, pois não conseguem comer rápido e isso é uma questão de hábito ou uma questão biológica, particular de cada um. Tudo isso reflete no nosso bem estar, deixar de lado uma alimentação balanceada de qualidade pode baixar a produtividade no cotidiano, provocando resfriados, gripes, dores estomacais, dores de cabeça, mal humor e desânimo, uma baixa no sistema imunológico.
Se você parou para pensar sobre o assunto que tal tentar se planejar? Por você, por sua qualidade de vida, por seu bem estar!
Até a próxima!
Realmente...fiquei pensando e acho q vou fazer um planejamento, não só do meu dia mas tbem da minha alimentação. Valeu.
ResponderExcluir